Programas de Fidelidade – As vantagens de aplicar essa estratégia

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Estamos sempre em busca de otimizar os processos, entender o que os clientes precisam e em como atender a essas demandas, será que o programa de fidelidade pode te auxiliar a estar mais próximo do cliente?

Os programas de fidelidade foram apontados como uma tendência para este ano de 2019 e eles tem o intuito de incentivar o consumidor a retornar ao estabelecimento, e apesar de não ser exatamente uma novidade esses programas vêm ajudando as empresas a terem mais conhecimento sobre o seu cliente.

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) em parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp, realizou uma pesquisa: Opinião dos Consumidores sobre Programas de Fidelidade.

Foram 1.250 consumidores entrevistados das mais diversas formas. Os resultados obtidos mostram que, por volta de 92% das pessoas entrevistadas gostariam de participar ou já participam dos programas de fidelidade. Além disso, 84% delas concordam que os programas de fidelidade apresentam diversas vantagens para os consumidores.

Possuir um programa de fidelidade traz uma série de benefícios:

  • Clientes fiéis gastam mais
  • Cria identificação do cliente com marca
  • Melhora a permanência do cliente em seu estabelecimento
  • Permite o conhecimento de dados importantes sobre os clientes

Conheça os 3 principais modelos de programa de fidelidade

  • Programa de fidelidade por pontos

É um dos programas mais comuns, onde cada produto ou serviço que o cliente comprar gera um determinado ponto e são esses pontos que o cliente troca por prêmios. O programa por pontuação tende a aumentar a frequência com que as pessoas consomem uma marca.

  • Clube de vantagens para o cliente

Nesse modelo o cliente pode ou não efetuar um pagamento para ter mais vantagens, frente aos outros clientes. Ele se cadastra no clube de vantagens para receber as novidades em primeira mão, para ter descontos melhores, entre outros benefícios.

A estratégia pode dar certo entre clientes que visam ter exclusividades como a entrega gratuita em todas as compras no site da empresa, por exemplo.

  • Sistema de fidelidade por nível de recompensa

Nesse programa, o cliente é motivado a efetuar compras para aumentar o seu nível de interação com a marca e nesse caso ele vai subindo de nível, como bronze, prata e ouro e a cada nível as premiações vão aumentando.

É preciso ser cauteloso, mesmo os programas de fidelidade trazendo diversos benefícios, porque ambas as partes esperam ter alguma vantagem na transação, e essa vantagem precisa ser honesta e interessante para todos os envolvidos.

Mais importante que criar programas é entender que fidelizar o cliente é o que te ajudará a ter sucesso, um cliente fiel divulga a sua marca, não te troca facilmente, já conhece seus produtos. Conquistar um novo cliente demanda mais tempo e dinheiro então valorize seus clientes.

E aí, criar ou não um programa de fidelidade? Eis a questão! Me diz nos comentários o que você acha sobre esses programas.

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