Identificar o público alvo vai revolucionar o seu negócio

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Você já parou para pensar em quem é o seu cliente ideal?  Qual o tipo de cliente que realmente está precisando do produto ou serviço que você fornece? Quem é esse cliente que se identifica com o seu negócio?

Identificar o público alvo trará uma nova percepção de mercado, a sua informação precisa ter um direcionamento, dessa forma será mais eficaz e não se perderá no caminho até o cliente.

O que define o público alvo são as características em comum como:

  • Idade
  • Gênero
  • Escolaridade
  • Renda
  • Estado civil

Porque é tão importante para o seu negócio identificar quem são essas pessoas, vamos pensar no seguinte exemplo: Raquel tem 25 anos é solteira e mora sozinha, já Ana também de 25 anos é casada e possui 1 filho.

Elas estão precisando comprar um carro, Ana está procurando por um carro espaçoso e confortável para família enquanto Raquel quer um modelo mais econômico e compacto, percebe que mesmo as duas sendo mulheres da mesma idades elas procuram coisas diferentes, por isso é preciso entender com quem o seu produto se comunica diretamente, para não perder tempo e dinheiro investindo em um público que não vai efetivamente comprar.

E qual a forma mais eficiente de identificar o público alvo? Realizando uma pesquisa, não tenha medo de perguntar.

O mercado hoje possui muitos segmentos e nichos, não é fácil ter assertividade comunicando a mesma coisa para todo mundo, quantas vezes você já recebeu um anúncio de um produto ou serviço que não fez nenhum sentido para você? Qual seria a probabilidade de você comprar esse produto?

Com os seus clientes é da mesma forma, questione sobre as preferências deles, se você vende bolos por exemplo, pergunte sobre quais sabores mais gostam, se tem preferência por alguma marca, se precisam de uma embalagem que facilite o transporte, talvez seja interessante oferecer uma faca descartável junto com o bolo, você só vai saber se perguntar.

Analisando o cenário percebemos que é muito mais eficiente falar com quem tem interesse, do que sair disparando anúncios sem direcionamento e é possível trabalhar com diversas ferramentas como Facebook, Instagram, Whatsapp.

Crie uma página, grupos no Whatsapp, listas de transmissão para falar com seus clientes sobre as novidades, promoções e além de ferramentas para divulgação você pode utiliza-los como canais de venda. Os consumidores buscam sempre algo diferente, que desperte seu interesse, então utilize essas ferramentas de forma inteligente e criativa.

Até o próximo post e enquanto isso, não fica parado, vai criar sua pesquisa.

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