Como estar preparado para as vendas em datas comemorativas

0

Estar preparado para as vendas em datas comemorativas é mais simples do que imagina. Só é necessário planejamento.
Empresas passam por períodos de sazonalidade, e o que isso significa? Muitas mercadorias possuem uma demanda especifica em algum determinado período do ano, chamados de produtos sazonais e eles estão sempre ligados a alguma característica do ambiente, climáticas (estações do ano), datas comemorativas (dia das crianças, natal, dia das mães), eventos (Copa do mundo, Olimpíadas), entre outros. Esses períodos podem impactar positiva ou negativamente em suas vendas.
No Brasil, as cinco datas mais importantes são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças e é uma cultura do brasileiro comprar presentes, o que faz dessas datas uma oportunidade de venda, para quem sabe aproveitar é claro.
2 fatores que tem grande impacto:
• Planejamento de estoque
• Precificação
Voltemos a regra básica do empreendedor PLANEJAMENTO, a gestão de estoque é imprescindível em período de alta demanda, imagine que semana que vem é natal e tem muitos clientes procurando a sua loja em busca de um produto que você anunciou, adivinha é justo o produto que possui o maior tempo de entrega e você não levou em consideração o prazo desse fornecedor, o resultado clientes insatisfeitos e perda das vendas. Dentro desse cenário o ideal é comprar com antecedência já considerando uma margem para possíveis atrasos, você não pode contar com a sorte, esteja sempre preparado.
É importante estudar o seu segmento e analisar como o mercado se comporta durante o ano, conhecer os períodos de alta e baixa procura, a famosa oferta x demanda (fica ligado no blog que vamos nos aprofundar mais nesse tema), para saber como precificar os produtos utilizando a alta demanda a seu favor criando um respiro que vai te ajudar nos meses de baixa demanda.
O pensamento estratégico será o principal aliado para lidar com as diversas situações que podem trazer um impacto para o seu negócio, lembre-se estude e planeje.

Comments
Carregando...