Como Aumentar as vendas na Black Friday

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Uma das datas mais esperadas por clientes e comerciantes está chegando: a Black Friday!

Com o avanço da imunização para o COVID-19 e os consumidores sentindo a economia retomar aos poucos, as projeções para este ano são muito boas. 

Porém, não adianta ficar parado esperando ter bons resultados! É preciso criar uma campanha de marketing que funcione e aqui vai o segredo… focada nas redes sociais!

Quer saber como montar uma campanha de Black Friday para as redes sociais da sua loja de roupas? Confira as dicas do Crescer com Elian!

A parte mais importante da sua campanha de Black Friday acontece antes da data, com o planejamento!

Uma boa estruturação das ações pode fazer toda a diferença no resultado de vendas. Na dúvida de como planejar a sua campanha? Confira algumas dicas importantes:

  • Crie kits e promoções exclusivas para os produtos parados no estoque. É uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio!
  • Os produtos precisam criar desejo no consumidor! Você pode criar bons descontos para algumas peças que estão em novidade na loja ou até selecionar alguns produtos para serem vendidos somente na Black Friday.
  • Crie descontos reais e que valham realmente a pena. O consumidor precisa sentir transparência na comunicação da sua loja.
  • Invista na divulgação dos produtos, mostrando versatilidade e como aquele produto pode fazer a diferença na vida do consumidor.
  • Seja claro sobre as condições promocionais e de pagamento
  • Dê vantagens no frete! Você pode oferecer frete grátis para quem comprar pelas suas redes sociais no dia da Black Friday
  • Trabalhe com influenciadores digitais da sua região para aumentar o alcance da campanha.

E o mais importante: se programe! Todos os passos da sua campanha – desde a organização de ideias, até a gestão do estoque – deve ser feita com muita antecedência, de forma detalhada!

Comunicação é a chave!

É preciso criar uma campanha que engaje realmente com seu público, além de inovar no jeito de se comunicar. O User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, é uma ótima maneira de envolver o público na sua campanha, de fazer eles sentirem que são parte de algo.

Faça descontos exclusivos para as redes sociais, para quem tirar print dos seus Instagram Stories, por exemplo.

Outra boa estratégia é mostrar que a sua loja se importa com o dinheiro do seu consumidor, como lançando uma campanha de “economizou quanto?”, pedindo para seus clientes postarem nas redes sociais o quanto ele economizou na Black Friday da sua loja.

Em tempos de pandemia devido ao Coronavírus, uma fala importante para incentivar a compra pelas redes sociais é evitar aglomerações – algo ainda essencial para o momento.

Por mais que você foque a comunicação da campanha de Black Friday em uma rede social como o Instagram, por exemplo é importante que você replique o conteúdo em outras redes, como o Tiktok, Facebook e WhatsApp. 

Alguns canais atraem sim mais consumidores, mas quanto mais você aparece, mais é lembrado. E quanto mais consumidores virem o conteúdo da sua loja, melhor.Assim você aumenta a sua visibilidade e, consequentemente, as vendas.

O primeiro passo para uma campanha de sucesso é deixar algum profissional do seu time responsável só pelas redes sociais. A sua loja física também terá muito movimento, então é necessário que alguém esteja a postos para responder e atender seus clientes pelas redes sociais.

Até dois dias antes, pense em algumas estratégias para aumentar o engajamento do seu Instagram. Você pode, por exemplo, fazer uma série de enquetes nos Stories, até mesmo com perguntas como “Qual das duas peças você prefere?”. As enquetes fazem os usuários interagirem com o seu perfil e, consequentemente, o engajamento. 

Também é interessante fazer a famosa “Live Shopping”, para o cliente comprar diretamente nas redes sociais. Caso você ache que o público não era tão grande no dia da Black Friday, você pode estender a campanha e realizar a Live no dia seguinte.

O pós-venda também é importantíssimo para uma campanha de Black Friday. Muitas lojas acabam se importando somente com as vendas e com o dia da Black Friday em si e esquecem do relacionamento contínuo com o cliente. Aqui, está uma grande chance do seu negócio se diferenciar e fidelizar mais clientes.

Ao final da Black Friday, envie uma mensagem de agradecimento a todos os clientes que compraram durante a promoção. Ofereça um voucher de desconto para a próxima compra, mas deixe para enviá-lo somente no momento da mensagem de agradecimento (e não no momento da compra) assim seu cliente se sentirá mais especial.

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