Canais de Venda: WhatsApp e WhatsApp Business. Qual a diferença?

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O WhatsApp é um meio de comunicação muito conhecido, mas sabia que ele também é um poderoso canal de vendas? Nesse artigo você vai conhecer as principais técnicas para despertar o interesse dos seus clientes através dessa ferramenta.

Até a data de criação desse texto, o WhatsApp é o aplicativo para trocas de mensagens mais popular do mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários. No Brasil, a rede social já soma mais de 130 milhões de pessoas, segundo dados da EBC (Agência Brasil) em maio desse ano.

Olhando para esses dados, já dá pra ver como ela é uma ferramenta valiosa para divulgar seus produtos e atrair mais clientes. Mas, então, como conseguir isso?

Além de usar o método mais comum do WhatsApp, agora existe também a versão comercial, o igualmente famoso: WhatsApp Business!

Qual a diferença entre o WhatsApp e WhatsApp Business?
Na primeira versão, a mais popular, as informações são básicas, com campo para exibição de uma frase curta, disparo de mensagens em massa através de listas de transmissão, status, chamadas e adição de contatos. Já nesse modelo é possível conseguir ótimos resultados de vendas, basta manter uma comunicação constante com as clientes e não deixar nenhuma dúvida, além de fazer uma boa divulgação dos produtos ou serviços que tem disponível.

Já no WhatsApp Business existem vários recursos adicionais, além dos que estão na versão tradicional, que facilitam a vida de quem empreende.

Vamos à alguns deles:

  • Selo de Verificação de autenticidade: quando sua conta é confirmada pelo WhatsApp, você ganha um selinho verde. Isso traz mais credibilidade pro seu negócio;
  • Etiquetar os contatos: coloque etiquetas coloridas para identificar cada contato ou alertas para pendências que precisa resolver, por exemplo;
  • Enviar mensagens automáticas: qualquer informação que ache importante, como “obrigado pela mensagem, responderei em breve”, “enquanto aguarda a resposta, acesse meu site: www.meunegocio.com.br”, etc;
  • Montar um perfil para a empresa, com informações de datas e horários de atendimento, endereço da loja física, tag com segmento do seu negócio, e-mail de contato, link do site;
  • Verificação de estatísticas: aqui é possível encontrar métricas, com interações dos seus contatos, como número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas;
  • Criação de link curto: serve para facilitar o contato do cliente com você. Apenas um clique e ele consegue se comunicar com você.

Como faço para ter um perfil no WhatsApp Business?
Vamos ao passo a passo para fazer o download do aplicativo na versão comercial:

  1. Acesse sua loja de aplicativos (Play Store, App Store)
  2. Busque pelo nome WhatsApp Business (verifique o número de downloads e avaliações, para não baixar aplicativos suspeitos)
  3. Baixe o app e abra
  4. Clique em “Concordar e continuar”
  5. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos
  6. Insira e verifique seu número de telefone comercial

Dessa forma, você fará a migração do WhatsApp Messenger para a versão comercial.
Após fazer isso, já comece a usar os recursos extras do app e crie uma conexão mais profissional com seus clientes =)

Ficou com alguma dúvida? Me manda aqui nos comentários! Posso fazer um artigo exclusivo só para responder qualquer questão que tenha surgido <3

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