6 Erros que fazem os vendedores perderem as vendas

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Você sabe quais são as principais razões que levam um empreendedor a perder um cliente? Pequenas atitudes podem influenciar negativamente na negociação e podem ser facilmente evitadas. 

Descubra quais são os erros comuns que você está cometendo e que impedem o crescimento das suas vendas .

1) Não saber ouvir o cliente 

Deixe o cliente falar e escute, mas lembre-se de que existe uma grande diferença entre escutar e ouvir. O consumidor normalmente sabe o que quer e quanto mais falar a respeito de suas necessidades, melhores serão as chances de saber como se posicionar adequadamente para avançar na negociação. 

O cliente também precisa sentir que você está verdadeiramente empenhado em solucionar o problema dele e não somente em lucrar para a empresa. Grande parte das vendas não são fechadas por falta de sensibilidade em entender o perfil do comprador e o que ele está realmente buscando. 

Seguir a ideia de que “tratar os outros como gostaria de ser tratado” é o ponto de partida para uma boa fidelização.  

2) Demorar para responder 

Hoje em dia o mercado está cada vez mais conectado e a concorrência mais acirrada, portanto, pequenas atitudes podem se tornar grandes diferenciais. Possuir um sistema de atendimento eficiente para solucionar o problema do cliente com agilidade é uma das melhores formas de conquistá-lo.

Uma demora na resposta pode causar a desistência de compra ou a migração do cliente para a concorrência. Esse é um dos erros do vendedor que pode ser crucial, pois além da perda da venda, há a possibilidade de manchar a reputação do seu empreendimento com comentários negativos ou reclamações.

3) Oferecer descontos antecipadamente ( desvalorizar seus produtos)

Vantagens limitadas, ofertas especiais e descontos devem ser utilizados conscientemente e não apenas para fechar um negócio com mais rapidez. Oferecer desconto logo de início pode passar a imagem de desvalorização do produto, ou que você está desesperado para vender.

Os vendedores devem evidenciar todos os benefícios do produto, para exibir de maneira assertiva como aquele produto ou serviço influenciará positivamente na vida do consumidor.

4) Desconhecer o seu público

O pontapé inicial para realizar qualquer venda é saber para quem está vendendo, ou seja, definir quem é seu público-alvo. Saber quem vai consumir seu produto influencia nas preferências de compra.

É preciso conhecer onde estão os seus futuros clientes e explorar as necessidades e motivações deles, assim direcionar o seu negócio para onde estão as melhores oportunidades.

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5) Não possuir metas e objetivos definidos 

Para enfrentar períodos de incertezas, é fundamental ter planejamento estratégico para qualquer situação, mesmo se o seu negócio for pequeno. Metas são muito importantes para definir métodos e mensurar o progresso do seu empreendimento.

Estipular um objetivo para saber onde quer chegar é essencial, assim como estabelecer metas para traçar o caminho até esse objetivo. Metas precisam realistas e alcançáveis, mas que não sejam simples demais a ponto de não exigir nenhum esforço.

6) Não ter um processo organizado

Muitos negócios promissores acabam cedendo e desorganização quando estão no início por não possuir um processo estruturado de vendas. 

Para que você entenda exatamente o que precisa ser feito em cada etapa da venda é necessário construir um passo a passo bem definido. O ideal é que os processos sejam desenvolvidos desde o início do planejamento, assim é possível garantir que o negócio cresça de forma organizada.

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